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terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Facebook registra escritório brasileiro em SP

De acordo com documento na JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo), uma sociedade limitada com o nome “Facebook Serviços Online do Brasil” foi registrada há exatamente uma semana e tem como sócios a Global Holding I, com valor um real de participação na sociedade e Facebook Global Honding II, com valor de R$ 999,999 mil reais. A Global Holding dois, diz o documento, tem sede em Palo Alto, nos Estados Unidos.
O registro na Junta paulista é praticamente a confirmação de que o Facebook vai abrir uma operação no Brasil. Na verdade, esta intenção já havia ficado clara com a contratação de Alexandre Hohagen para o cargo de diretor de vendas do Facebook na América Latina. Hohagen era presidente do rival Google no continente até aceitar a posição no Facebook, há uma semana.
O imóvel registrado como sede da nova empresa, no bairro do Paraíso, em São Paulo, pertence a uma consultoria que presta serviços ao Facebook. Procurada, a assessoria de imprensa do Facebook no Brasil não confirmou a existência de um escritório paulista.
A abertura de uma operação no Brasil, liderada por Hohagen, visa acelerar o crescimento do Facebook no país, um dos poucos mercados em que a rede criada por Mark Zuckerberg perde por larga diferença do Orkut, desenvolvido pelo Google.

Segundo dados da ComScore, o Orkut conta com 43 milhões de usuários no país, contra apenas 9,5 milhões do Facebook. A velocidade de crescimento do Facebook no mercado nacional, no entanto, impressiona. Enquanto a audiência da rede social praticamente dobrou no Brasil em dois anos, o número de usuários que acessa o Orkut no país recuou em mais de 40% no mesmo período.
No mundo, o Facebook exibe 596 milhões de usuários contra 85 milhões do Orkut.
Mais do que acirrar a competição de seu rival, o Facebook buscará no Brasil gerar receita com sua audiência local, que se aproxima dos 10 milhões de usuários. Em todo o mundo, o Facebook adota a política de abrir escritórios locais quando o volume de usuários ativos da rede atinge um patamar mínimo de participação de mercado.

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