se acaso o seu player não funcionar clique aqui

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Google e Facebook: imagina como é trabalhar nessas empresas?

O site Spectrum IEEEconseguiu infiltrar uma de suas repórteres nas duas maiores e mais populares empresas de tecnologia da atualidade: Google e Facebook. As impressões finais da jornalista Sheila Himmel foram ótimas. Para eles, enquanto o Facebook parece mais uma escola pública (americana, obviamente), o Google é como o campus de um colégio privado.

Segundo a publicação, o Facebook tem suas raízes em Harvard, mas a cultura da empresa está mais para um colégio público (de qualidade, claro). Os prédios ficam em uma área demográfica ligeiramente desgastada. O Google, por outro lado, é a escola privada localizada em uma zona suburbana bem cuidada, que mais parece um mundo paralelo construído especialmente pela companhia. No entanto, tanto o Facebook como o Google oferecem salário e benefícios bem generosos, o que inclui comida de graça sendo oferecida aos funcionário o tempo todo.




Entrada

O site afirma que logo de cara, ao entrar nos escritórios das empresas, é possível perceber diferenças. No saguão do Facebook há centenas de pingos de chocolate Hersheys e um frigobar abastecido com Coca-Cola, além de água com ou sem gás. Os sofás e tapetes estão um pouco desgastados, mas o Spectrum IEEE acredita que eles devem ser substituídos em breve, quando a empresa se mudar para um ambiente maior.  Já na entrada do Google há uma jarra cheia de doces e uma geladeira com sucos e bebidas energéticas. As amplas janelas reduzem a necessidade de luz artificial, o que é motivo de orgulho para a empresa que preza pela sustentabilidade. As cadeiras e sofá são modernos e super atualizados.
 


Área externa


Em torno do campus do Google, que fica em Mountain View (Califórnia), as bicicletas de cores vivas, pequenas rodas e guidão alto dão um ar alegre ao local. A Google testou vários estilos de bikes e estas moderninhas foram as que mais agradaram os funcionários. Por ali, de acordo com o site, os colaboradores pegam suas bicicletas coloridas, jogam seus notebooks na cestinha e andam rumo ao seu destino. Então, eles param a bicicleta perto do local e podem até se esquecer dela. Uma van é que faz o trabalho de pegar as bikes dos mais diversos locais do campus e distribui-las novamente pelos lugares certos.

O Facebook também tem bikes pela sede, mas apenas 20 delas são oferecidas pela companhia para uso dos funcionários. A maioria é levada pelos próprios colaboradores. Mas, segundo o site, a configuração dos edifícios é estranha. Existe um prédio no alto de uma colina que não incentiva muito a utilização das bikes pelos "pilotos" casuais. Já no interior dos escritórios, o piso de cimento é perfeito para deslizar patins, skates e patinetes.

O Facebook teve que disputar espaço para construir escritórios. Em 2009, mudou sua sede - um complexo de prédios espalhados por 14 mil metros quadrados, que pertencia à HP - e então, passou a funcionar no Stanford Research Park. Como as coisas estão indo muito bem para a rede social, a empresa deve mudar novamente de lugar, desta vez para uma área abandonada pela Sun Microsystems, de 23 hectares. Mas, segundo o site, o ritmo frenético de contratações fará com que a companhia compre o terreno vizinho, de 9 hectares, para complementar o espaço. Um tunel deve ligar os dois locais

Nenhum comentário:

Postar um comentário